Kobe Bryant é o mais novo dos filhos, nascido no condado de filadelfius Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia.
Aos seis anos, Kobe mudou-se com sua família para a Itália, quando o pai deixou a NBA para jogar na Europa. Kobe recebeu influências fortes do basquete, além disso, passou a falar italiano e espanhol fluentemente. Lá conheceu a estrela do basquete brasileiro Oscar Schmidt e virou um fã do ala da seleção brasileira. Kobe também teve contato com o futebol e passou a torcer para o clube italiano Milan. Ele declarou, mais tarde, que se tivesse permanecido por mais tempo na Itália ele teria tentado se tornar um jogador profissional de futebol. Kobe é também um grande fã do futebol do brasileiro Ronaldinho Gaúcho.
Em 2003, Kobe envolveu-se num escândalo sexual no estado do Colorado, quando foi acusado de estupro por uma funcionária do hotel em que estava hospedado. Kobe admitiu que foi adúltero, mas que não havia cometido o crime. Em setembro de 2004, o processo foi retirado.
Desde a segunda temporada da carreira, Kobe foi titular em todos os jogos das estrelas da NBA, sendo MVP em quatro ocasiões: 2002, 2007, 2009 e 2011. Em 2010 ele foi convocado para ser titular, mas uma contusão o impediu de participar do evento.
Foi o jogador mais valioso da liga norte-americana (MVP), na temporada 2007/08, após ter liderado seu time à melhor campanha na conferência Oeste, tida como uma das mais difíceis dos últimos tempos [6] e levou o time às finais da NBA, mas não ao título, que ficou na mão do maior rivald do Lakers, o Boston Celtics. No mesmo ano, Kobe foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.
Em 2009, Bryant levou o Lakers ao título da NBA e, assim, conquistou o seu quarto campeonato na carreira. Foi também o jogador mais valioso das finais, que ocorreram contra o Orlando Magic. Nesse ano, o uniforme de Kobe foi o mais vendido nos Estados Unidos, Europa e China. Ainda em 2009 o Rapper Lil Wayne Homenageou Kobe Bryant com uma musica com o próprio nome de Bryant.
Em 2010, numa partia contra o Memphis Grizzlies, tornou-se o maior pontuador da história do Los Angeles Lakers.
Ainda em 2010, Kobe Bryant comandou mais um título da NBA do Lakers ao bater em sete jogos o Celtics. Foi a primeira vez que Kobe disputou um jogo 7 das finais da NBA. E pela segunda vez na carreira, foi escolhido como o MVP (jogador mais valioso) das finais.